02/04/2021 às 12:32 Dicas para Gestantes

Guia para ter um ensaio gestante incrível em Belo Horizonte

1264
7min de leitura

 Olá mamãe, neste guia para ter um ensaio de gestante incrível em Belo Horizonte, reuni dicas valiosas com tudo o que você precisa saber para se planejar da melhor forma possível para a sua sessão de fotos. Me chamo Sérgio Alves, sou fotógrafo especializado em ensaio de gestante em BH.

 A gestação é sem dúvidas­ o momento mais marcante na vida de uma mulher. Muitas transformações estão acontecendo, hormônios a flor da pele, um misto de ansiedade e felicidade que transborda para toda a família.

 Nós, homens, só podemos imaginar como deve ser inacreditável esse sentimento de ter uma vida sendo gerada dentro de você. 😍

 Com certeza é uma experiência única e transformadora, por isso é tão importante registrar essa fase da melhor forma possível, através do ensaio fotográfico de gestante, para que o seu/sua pequeno(a) possa ver o quão felizes vocês estavam à espera dele(a) e gerar uma boa recordação em família para o futuro.

guia ensaio gestante incrivel em bh

Quero planejar o meu ensaio gestante, por onde começo?

 Agora que você já decidiu que DEVE registrar esse capítulo da história da sua família, o primeiro passo é escolher o fotógrafo que irá eternizar esse momento.

 Cada fotógrafo tem um estilo próprio de fotografia, por isso ver os trabalhos anteriores desse fotógrafo é tão importante para que você entenda o estilo de trabalho dele e possa se identificar. Dessa forma você tem uma ideia do resultado que o seu ensaio pode ter, evitando frustrações.

 O meu maior objetivo é que você se sinta satisfeita com o resultado e com a experiência como um todo, independentemente do profissional que você escolha para contar essa história. 😊

Mas e então, quando fazer o ensaio gestante?

 Para o ensaio de gestante o recomendado é fazer a sessão fotográfica entre a 28º e a 32º semana de gravidez, pois essa é uma fase em que a barrigona já está bem desenvolvida ao mesmo tempo em que a mamãe ainda tem disposição para se movimentar.

 Porém, nada impede que seja realizado antes ou após esse período caso seja o desejo dos pais. Claro que a gestante tem que avaliar a sua condição física, pois a partir do oitavo mês de gestação as dores começam a se intensificar, o peso do bebê dificulta os movimentos e os inchaços aumentam nas extremidades.

 Qualquer esforço da mamãe pode ser bem desgastante após esse período.

 Apesar disso, nós por exemplo, já fizemos ensaio de gestante com 39 semanas e ocorreu tudo bem, pois a gestante se sentia bem disposta e o resultado ficou lindo. Abaixo você confere uma fotografia desse ensaio da mamãe Paula realizado durante o pôr do sol aqui em Belo Horizonte.

fotografia gestante no por do sol

 Caso você tenha sido abençoada e esteja grávida de gêmeos, eu recomendo fazer ainda mais cedo.... por volta da 24º semana, pois sua barriga crescerá mais rapidamente e pode ser que a criançada queira furar fila e chegue ao mundo antes do planejado, aí danou-se tudo. hehehe

dicas para fotografia de gravida em bh

Quanto tempo dura uma sessão fotográfica?

 O tempo da sessão varia de ensaio para ensaio, podendo variar entre UMA e TRÊS horas.

 O cansaço da mamãe, o local escolhido para o ensaio, a quantidade de looks, o tamanho da família... tudo isso influencia para a duração do ensaio de gestante. Mas não se preocupe com isso, durante o ensaio estamos tão envolvidos com a experiência que o tempo passa super rápido e nós nem percebemos.

 Seja qual for o caso, recomendo levar água para se hidratar principalmente nos dias mais quentes.

Que roupa usar no ensaio gestante?

 A minha recomendação é escolher roupas que você se sinta bem usando, que tenha o seu estilo e personalidade. Algo que você usaria normalmente em outra ocasião, como por exemplo encontrar parentes e amigos no final de semana.

 Deixar a barrigona à mostra pode valorizar bastante esse momento incrível que você está vivendo.

roupa para ensaio gestante

 Cuidado com algumas roupas da moda, excesso de panos, grinaldas e muitos acessórios juntos... esse tipo de roupa e excesso de acessórios pode ficar fora de moda com o passar dos anos.

 Lembre-se que o ensaio fotográfico de gestante é sobre você, o seu bebezinho e a sua família, na minha visão não precisa ser levado como um desfile de moda. As pessoas e suas histórias são únicas a sua própria maneira e isso que é sensacional.

 Apenas mantenha o seu estilo e seja você mesma que não tem erro. 😉

 Uma dica importante a se levar em conta é estar em sintonia com o local escolhido para o ensaio.

 Por exemplo, se escolher um local em meio a natureza pode ser que o salto alto não se encaixe muito bem e dificulte a sua movimentação. Uma bota ou um calçado mais confortável seria mais recomendado neste caso. Apesar de que é muito raro a gestante usar salto alto em qualquer situação rsrs, mas você pegou a ideia, certo?

 O mesmo vale para maquiagem e cabelo. Você não usaria uma maquiagem de festa e um penteado elaborado para ir ao parque, certo? O simples e básico é sempre o mais recomendado, o suficiente para cobrir manchinhas e marcas na pele. Um batom suave e marcar um pouco os olhos, por exemplo, ajudam a destacar a sua expressão e contribui para a fotografia.

 Em resumo, se arrume da mesma forma que você iria a esse local, assim as fotos terão um aspecto mais natural e atemporal.

Qual local escolher para as fotos de grávida em BH?

 A escolha do local em BH para fazer o seu ensaio gestante é algo bem pessoal em que você junto a sua família deve decidir o que combina mais com o perfil de vocês.

 Lembre-se que é um momento histórico da sua família, daqui vários anos vocês irão rever estas fotos e se lembrarão de como estavam e de toda essa fase mágica. Por isso a escolha de um local que tenha haver com a sua família também é importante.

 Abaixo uma fotografia da mamãe Fernanda que decidiu fazer o seu ensaio gestante no estádio Mineirão em Belo Horizonte, já que a família toda é muito ligada ao futebol essa escolha deixou o ensaio a cara deles.

ensaio gestante mineirao belo horizonte

 Caso não tenha nenhum local em mente, converse com o seu fotógrafo que com certeza ele conhece vários locais incríveis para te sugerir.

 Ambientes externos como parques, praças, áreas com bastante natureza ou até mesmo um local mais rústico como o trilho abandonado do Belvedere são excelentes escolhas e rendem ótimas fotos... o aconchego do seu próprio lar também é um bom lugar e cheio de histórias.

Alguns parques e praças de Belo Horizonte para te inspirar:

Parque das Mangabeiras (imenso e com muitas possibilidades fotográficas)

Parque Fazenda Lagoa do Nado (área verde muito linda com uma lagoa igualmente deslumbrante)

- Parque Municipal Américo Renné Giannetti (mais tradicional e central, um parque que traz nostalgia pra muita gente, quem nunca andou nos brinquedos quando era criança que atire a primeira pedra hahaha)

- Parque da Serra do Curral (aqui você precisa de um pouco mais de disposição para caminhar, mas é um dos lugares mais bonitos de BH)

Parque Ecológico da Pampulha (também com a possibilidade de explorar a orla da lagoa da Pampulha)

Praça da Liberdade (um misto de área verde e construções históricas que dão charme a paisagem)

- Praça do Papa (vista incrível para o nosso belo horizonte)

 Caso escolha um local externo é super importante ser pontual ao chegar, pois a luz do Sol muda o tempo inteiro e isso interfere no resultado das fotos.

 Os horários ideais para o inicio do ensaio gestante é na parte da manhã assim que o Sol nasce, geralmente as 6 horas da manhã, ou no final da tarde quando o Sol começa a descer por volta das 16 horas. Dessa forma a luz do Sol estará mais suave e o calor não é tão intenso como no meio do dia, podendo até aproveitar o nascer ou o por do Sol como pano de fundo para fotografias com aquela luz dourada incrível.

Fazer o ensaio sozinha ou acompanhada?

 Apesar de ser uma fase bem intima entre mãe e bebê, toda a família está vibrando com essa nova pessoinha chegando. Registrar esse momento histórico com toda a família presente é uma bela recordação para o pequenino além de ser uma experiência divertida e que aproxima ainda mais a família.

ensaio gestante espontaneo familia divertida

 Caso seja mãe solteira ou por algum motivo opte por fazer o ensaio gestante sozinha com o seu bebê, o foco é a conexão de vocês... essa intimidade que a mamãe tem com o bebê é tão especial por si só que já é o bastante para fazer um ensaio gestante incrível, cheio de sentimento e único.

ensaio gestante com sentimento bh

Arrebente no seu ensaio!

 Fico feliz que você tenha chegado até aqui, isso demonstra o quão empenhada você está em ter bons registros. Lembre-se de que essas fotografias são importantes hoje, mas ainda mais importantes daqui a 10, 20, 30 anos quando você e os seus filhos estiverem mais velhos e forem se reunir para rever essas fotos... como vocês estavam nessa época... como eram... se eram parecidos... são lembranças com um valor inestimável para a história da família.

 É exatamente por isso que eu sou muito grato por ser fotógrafo e de uma certa forma poder fazer a diferença na vida das pessoas contando estes momentos felizes. A fotografia é uma verdadeira paixão.

 Essas foram as dicas que reuni para você respondendo as principais dúvidas que eu recebo das gestantes. Espero de verdade que essas informações possam te ajudar a se planejar da melhor forma possível para o dia da sua sessão de fotos e assim ter um ensaio gestante perfeito para você.

 Este guia para ter um ensaio gestante incrível em Belo Horizonte foi útil para você?

 Consegui responder todas as suas principais perguntas?

 Ainda tem dúvidas sobre alguma coisa? Toda pergunta é válida e será respondida de muita boa vontade.

Será uma alegria poder te ajudar e se quiser posso até fazer um orçamento pra você! 😊

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book gestante como ter um ensaio gestante perfeito dicas para ensaio de gravida ensaio gestante bh ensaio gestante em belo horizonte fotografia de gravida o que preciso saber para fazer um ensaio gestante quando fazer o ensaio gestante que roupa usar no ensaio gestante

Logo do Whatsapp