18/03/2022 às 17:58 Fotografia feminina

Os 8 maiores mitos sobre book feminino

820
6min de leitura

Existem alguns mitos sobre fazer um book fotográfico feminino que podem te inibir de ter essa experiência incrível de autoconhecimento e amor próprio.

São desculpas que a nossa própria mente cria para nos manter na nossa zona de conforto, mas que no fundo não passam de mentiras sem fundamento.

Toda mulher merece se sentir incrível e empoderada através de um book feminino, não com o intuito de se mostrar para as outras pessoas... mas principalmente para ter mais respeito próprio, elevar a autoestima e cultivar o amor próprio. Não deixe o medo te impedir de ser a sua melhor versão!

Se você tem vontade de fazer um ensaio, mas tem receio por nunca ter feito antes, continua comigo que listarei e desmistificarei aqui as 8 maiores mentiras que a sua mente pode criar para boicotar esse seu desejo. 

 

1. Preciso ser fotogênica

 

Muitas pessoas não estão acostumadas a serem fotografadas e por isso se sentem muito desconfortáveis quando um amigo ou familiar tira uma foto dela seja entre outras pessoas ou sozinha.

Isso acontece por não saber o que fazer ou como se posicionar para mostrar o seu melhor ângulo, e no final das contas sai com a mesma expressão facial e corporal de sempre e não gosta de se ver na foto.

Gerando assim uma insegurança toda vez que está sendo fotografada o que te faz pensar que não é fotogênica ou que nunca irá sair bem em alguma foto.

Mas preciso te dizer que... fotogenia é uma habilidade como qualquer outra! Não existe essa história de que fotogenia é um dom. Eu nunca acreditei em dom, que uma pessoa já nasceu sabendo fazer tal coisa. Isso é uma mentira que nos faz acomodar ou nos diminuir.

Pura bobagem que nos contam!

Qualquer habilidade pode ser aprendida se nos dedicarmos a ela.

Dito isso, porém, em um ensaio fotográfico você não precisa de nada disso. O trabalho do fotógrafo é extrair o melhor de cada um, com conhecimento em poses e direção de pessoas, é possível fazer qualquer pessoa sair bem na foto ou melhor... deixa-la “fotogênica” no ensaio.

Tudo o que você precisa fazer é confiar no fotógrafo e deixa-lo te guiar.

Confira abaixo a foto de um book feminino realizado em Belo Horizonte. A Eliane nunca havia feito um ensaio antes.

 

2. Preciso ter o corpo perfeito

 

Esse é um dos mitos que mais podem te boicotar, achar que precisa ter o corpo perfeito para fazer um book feminino.

Já escutei frases como “Só preciso perder/ganhar 5 quilinhos.” Ou “Quando eu fizer a minha cirurgia estarei pronta.” Ou “Se eu tivesse o corpo de fulana, com certeza faria o meu ensaio.”, no final das contas esse tipo de frase não passa de desculpa que a nossa própria mente cria por alguma insegurança nossa.

O que é perfeitamente justificado, já que somos constantemente bombardeados com padrões de beleza, impostos pela mídia e sociedade, quase que impossíveis de serem alcançados.

A grande verdade é que você não precisa alcançar esse corpo “perfeito” para se sentir linda e ter uma autoestima elevada. A autoestima e amor próprio começam com a auto aceitação... enxergar os seus pontos fortes e valorizar a mulher maravilhosa que você já é.

Talvez o que você precise seja exatamente fazer o seu ensaio feminino, do jeitinho que você está agora, para poder se enxergar de uma forma diferente e perceber que você é assim, única e poderosa a sua própria maneira.

 

3. Preciso ser jovem

 

Idade é outro grande mito que pode te inibir ao pensar em fazer uma sessão de fotos.

Pouco importa se você tem 15 anos, 20, 30, 40, 50... ou 100 anos, todo mundo tem uma história sendo contada em sua vida e merece registrar esse momento. Seja para comemorar o aniversário de um jeito diferente, seja para celebrar as conquistas realizadas ou até mesmo superar um momento difícil.

Amor próprio não tem nada a ver com idade, sentir-se bem e se orgulhar de ser quem é não é nenhum pecado e só você sabe o que passou para chegar onde está agora.

Não deixe a desculpa da idade te impedir de fazer as coisas que você tem vontade, tudo passa tão rápido e o que sobra são as memórias.

Que tal fazer algo por você hoje?

 

4. Preciso saber sobre poses ou ser uma modelo

 

Uma modelo profissional estuda sobre poses porque faz parte do trabalho dela, o que fazer com as mãos, como movimentar o corpo ou que expressão facial usar... isso faz parte do trabalho que ela está realizando e para cada temática de ensaio se exige uma postura diferente de acordo com o resultado que se deseja.

Mas você que não vive disso não tem nenhuma obrigação de saber sobre essas coisas, muito pelo contrário, quanto mais natural e ser você mesma melhor o resultado.

Um ensaio pessoal feminino não precisa de uma temática, o foco é você... te retratar como realmente é, sem acessórios chamativos ou maquiagem ultra elaborada.

Com a direção do fotógrafo ele te guiará dando sugestões de poses e movimentos que te valorizarão sem perder a naturalidade.

A maioria das minhas clientes nunca haviam feito algum book fotográfico antes e o resultado ficou incrível. Vá para o ensaio de mente aberta e divirta-se com o processo, não pense demais sobre poses apenas se deixe levar.


5. Preciso ser desinibida

 

Nem todo mundo fica confortável ao ser fotografado, inclusive é perfeitamente normal se sentir um pouco inibida no início do ensaio, até a pessoa mais extrovertida se sente um pouco fora da sua zona de conforto.

Afinal de contas é uma situação totalmente diferente da que estamos acostumados, o que pode gerar uma certa ansiedade.

Algumas pessoas chegam a acreditar que não gostam de serem fotografadas.

Eu me incluía nesse grupo, mas acabei percebendo o que me levava a pensar assim... eu me sentia desconfortável ao tirar aquelas fotos em grupos ou até mesmo sozinho porque não sabia o que fazer, o sorriso ficava forçado e aquele silêncio esperando a foto ser tirada me deixava nervoso.

Mas em um ensaio fotográfico a situação é totalmente diferente.

Eu como fotógrafo vou conversando com você durante toda a sessão de fotos para te deixar mais tranquila. Com o meu conhecimento em poses e direção de pessoas eu sei exatamente o que quero que você faça para te valorizar na fotografia... então te guiarei a todo momento, assim você não precisa nem pensar sobre o que fazer.

Quando tiramos a atenção de coisas como: “O que eu faço com as minhas mãos? Devo sorrir ou não? Será que meu cabelo está alinhado?”, tudo fica mais fácil.

Apenas se deixe levar pelas instruções do fotógrafo e você se sentirá muito mais leve e relaxada, eu te garanto.

Ao longo do ensaio você perceberá que toda aquela ansiedade passou e você ainda corre o risco de não querer que o ensaio termine. hahaha


6. Preciso tirar a roupa para fazer um ensaio sensual

 

Primeiramente, você nunca deve fazer nada que não esteja à vontade!

Em um ensaio casual/sensual ou sensual, o que mais conta é a sua atitude... a sua expressão... os seus gestos... é o modo como mexe no cabelo...

Como estará vestida para o ensaio é uma escolha totalmente sua, é perfeitamente possível fazer um ensaio sensual sem se expor demais, inclusive fica ainda mais bonito e provocativo sem perder a leveza do ensaio.


7. Preciso ir sozinha ao ensaio

 

Desconfie sempre que um “profissional” te falar que você precisa ir sozinha ao ensaio! Não tem nenhuma necessidade disso, cuidado!

Apesar do ensaio ser sobre você, sempre que possível, principalmente se você ainda não conhece o profissional, leve um acompanhante para te deixar mais confortável ou te ajudar em alguma coisa ao longo do ensaio.

Acompanhantes são e devem ser bem-vindos, claro que não precisa levar a caravana toda né haha 1 ou 2 já está ótimo, de preferência pessoas que te fazem bem... que te deixam a vontade!

O dia do ensaio deve ser leve e descontraído, evite pessoas negativas ou que irão te desconcentrar do ensaio, lembre-se o foco aqui é você.

 

8. Preciso do momento ideal pra fazer um ensaio feminino

 

O momento ideal para fazer o seu book fotográfico feminino é o agora, não espere conquistar tal coisa ou ter o corpo nem a idade perfeita.

Não procrastine esse seu desejo porque isso só serve pra duas coisas: te deixar na sua zona de conforto ou pior... esse desejo pode nunca ser concretizado e quando perceber que o tempo passou vem o arrependimento.


Me diga, você merece ter a experiência de um ensaio fotográfico só seu?


Então dê um basta nas desculpas que a sua mente cria!


E se você é de BH ou região, me chame no whatsapp pelo botão no site ou me envie um e-mail na sessão contato.


Bora fazer acontecer!! :)



Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

autoestima e amor-proprio mentiras sobre ensaio feminino mitos book feminino

Quem viu também curtiu

08 de Jun de 2021

6 Boas razões para fazer o seu ensaio feminino

06 de Mai de 2021

Ensaio feminino casual em BH: O que é e como funciona

02 de Out de 2020

5 Motivos para fazer o seu ensaio fotográfico no trilho abandonado do Belvedere em BH

Logo do Whatsapp